A Litotripsia é um método que fragmenta o cálculo renal ou ureteral. É um procedimento não invasivo, assim não precisando de incisões (cortes) e endoscopia. Durante a litotripsia, ondas de som “concentradas” atingem o cálculo, fragmentando-o até que ele atinja a forma semelhante a grãos de areia. Estes pequenos grãos de areia poderão então passar com mais facilidade através do trato urinário e serem eliminados.
A litotripsia dura aproximadamente 45 minutos, é feita, em ambiente hospitalar e, usualmente realizada sob anestesia leve para o procedimento ser realizado sem dor, não requer internação. Seu médico pode instruí-lo em como se preparar para o procedimento e explicar o que pode ocorrer após sua realização.
Após o procedimento, você será monitorado em uma sala de recuperação. Podem ser prescritos antibióticos, se necessário, para prevenir infecções e analgésicos. Seu médico poderá checar após alguns dias se ainda existem fragmentos do cálculo ou se houve eliminação de todo o cálculo.
Para que as partículas do cálculo renal ou ureteral deixem o corpo, pode levar desde um dia até algumas semanas. Durante esse período, beba bastante líquido. É esperado que sua urina pareça turva ou levemente avermelhada por alguns dias. Você poderá às vezes observar pequenos pedaços do cálculo na sua urina. A cólica ou dor na região lombar também são esperados. Seu médico poderá orientá-lo a filtrar sua urina com o intuito de coletar partículas de seu cálculo renal e submetê-las a análise química.
- Febre superior a 38º C
- A dor não diminuir com analgésicos
- Tiver náuseas e vômitos
- Sentir dificuldade em urinar