Catéter duplo J é utilizado para drenagem da urina do rim até a bexiga, em condições adversas. Uma extremidade do “J” ancora-se na pelve renal (dentro do rim) e a outra extremidade curva-se no interior da bexiga, ficando por dentro do próprio ureter. Também é chamado de: double-J, “J-J stent” ou “pig-tail”.
Este catéter é utilizado frequentemente para se manter a drenagem da urina do rim até a bexiga após cirurgias da via urinária, como ureterolitotripsias e nefrolitotripsias. Tem objetivo de prevenir estenoses (estreitamento) do ureter, principalmente no local que o cálculo ficou preso no ureter.
Devendo permanecer no paciente até que o rim volte as suas condições normais, ou seja, a dilatação desapareça, que não tenha fragmentos de cálculos no ureter; sendo que isto normalmente leva aproximadamente de 14 a 21 dias.
Posteriormente este catéter é removido através de cistoscopia (endoscopia da bexiga), procedimento realizado com sedação no centro cirúrgico, com permanência do paciente no hospital por aproximadamente três horas. Estes cuidados garantem ao paciente um procedimento sem dor e com segurança.
Este catéter não deve permanecer com um fio amarrado saindo pela uretra, pois pode provocar infecções, incontinência urinária, dores, ardência e sangramentos.
O catéter pode produzir graus variáveis de desconforto, incluindo polaciúria (vontade de ir ao banheiro freqüentemente), urgência urinária, urge-incontinência, sangramento urinário, dor lombar, dor em baixo ventre; sendo que todos estes sintomas também podem ser produzidos pelos ferimentos que o próprio cálculo produziu em sua passagem pelo ureter. Assim, deve-se verificar se esta ocorrendo algum destes sintomas para se instituir o medicamento adequado para alívio dos sintomas.