Como é feita a Vasectomia?


Conceitos Gerais

A vasectomia é considerada um método definitivo de controle de natalidade (esterilização definitiva). Está indicada como opção de planejamento familiar quando a família já se encontra constituída, e não existe o mínimo desejo de ter mais filhos. Deve ser levado em consideração a idade e o número de filhos dos parceiros.

Esta cirurgia impede a liberação de espermatozóides na ejaculação, ou seja, elimina apenas o líquido seminal, mas sem espermatozóides. Durante uma vasectomia, os canais deferentes de cada testículo são isolados, seccionados e fechados com nó cirúrgico. Isso impede que o espermatozóide se misture com o sêmen que é ejaculado.

Assim, o óvulo não pode ser fertilizado, pois não há espermatozóides no sêmen. Os testículos continuam a produzir espermatozóides, sendo reabsorvidos no próprio testículo (isto já acontece normalmente com os espermatozóides que não são ejaculados depois de um tempo, independentemente de você ter sido submetido a uma vasectomia).

Os canais deferentes são bloqueados antes das vesículas seminais e da próstata, portanto você continua a ejacular após a vasectomia, aproximadamente a mesma quantidade de líquido seminal, pois a quantidade de espematozóides representa apenas 10% do volume do sêmen.

Normalmente, são necessárias algumas ejaculações após a vasectomia para que todo o conteúdo de espermatozóides remanescente na vesícula seminal seja eliminado. Assim, deve-se usar outro método de controle de natalidade até a realização de exame de espermograma após a vasectomia, até verificar se a contagem de espermatozóides está em “zero”.

A Cirurgia

- A bolsa testicular é limpa com um antisséptico.
- Cada vaso deferente é localizado por palpação.
- Um anestésico local é injetado na região.
- O médico faz duas pequenas aberturas em sua bolsa testicular. Através de uma abertura, os dois canais deferentes são seccionados. As duas extremidades do canal deferente são amarrados com fio cirúrgico.
- Os canais deferentes são restituídos ao interior da bolsa testicular e a pele é fechada com pontos cirúrgicos, que se dissolvem com o passar dos dias e não precisam ser removidos.
- O processo cirúrgico leva cerca de 30 a 40 minutos, devendo ser feito por um Urologista, que é o especialista treinado para este procedimento.

O que esperar após a cirurgia

A bolsa testicular ficará anestesiada por 1 a 2 horas após a vasectomia. Deve aplicar bolsa de água fria/gelada na área. Deverá utilizar uma roupa íntima confortável, mas que dê sustentação e faça uma compressão suave ou um “short térmico”, isto ajuda a aliviar o desconforto e proteger a área.

Os medicamentos administrados no pós-operatório são suficientes para reduzir o edema local e a dor. O retorno ao trabalho pode ser feito em 1 ou 2 dias. Evitar esforço físico por uma semana.

Retornar ao consultório entre 7 e 10 dias, para verificar o processo de cicatrização. Deve-se retomar a atividade sexual, logo que estiver confortável, geralmente em cerca de 5 dias. Mas deve ser usado outro método de controle de natalidade até a realização do espermograma de controle, após o qual, se a contagem de espermatozóides estiver zerada, não será mais necessário outro método de controle.

A vasectomia não interfere com o seu desejo sexual, com a capacidade de ter ereções, sensação de orgasmo, ou a capacidade de ejacular.

WhatsApp