A biópsia prostática é um exame que permite a obtenção de pequenos fragmentos de tecido prostático para análise ao microscópio e assim, poder identificar a presença ou ausência de células malignas. Atualmente, deverá a biópsia ser realizada com ultra-som prostático transretal, sob anestesia geral-sedação.
A grande indicação para realização de biópsia prostática é quando há suspeita de um câncer da próstata. O único exame que nos permite fazer o diagnóstico definitivo de carcinoma da próstata é a biópsia com análise das células ao microscópio (exame histológico).
A biópsia prostática é realizada em ambulatório (não necessita de internação), com anestesia geral-sedação e profilaxia com antibiótico.
Deve-se respeitar as contra-indicações (uso de anti-agregantes ou anti-coagulantes, doenças da coagulação ou imunodeprimidos) e forem cumpridas as normas (profilaxia antibiótica) evitando-se as duas complicações possíveis: hemorragia e infecção prostática (prostatite aguda). Este exame não interfere em nada com a capacidade de urinar ou de ter relações sexuais.